Member State report / Art13 / 2022 / D10 / Portugal / NE Atlantic: Bay of Biscay & Iberian Coast

Report type Member State report to Commission
MSFD Article Art. 13 Programme of measures (and Art. 17 updates)
Report due 2022-10-15
GES Descriptor D10 Litter
Member State Portugal
Region/subregion NE Atlantic: Bay of Biscay & Iberian Coast
Reported by Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (Sede) - Av. Brasília 1449-030 LISBOA - PORTUGAL
Report date 2023-01-06
Report access 363

Marine reporting units
  • ABI-PT-SD-CONT
  • ABI-PT-SD-CONT
  • ABI-PT-SD-CONT
  • ABI-PT-SD-CONT
  • AMA-PT-SD-AZO
  • AMA-PT-SD-MAD
  • ABI-PT-SD-CONT
  • AMA-PT-SD-PCE
  • ABI-PT-SD-CONT
  • AMA-PT-SD-AZO
  • ABI-PT-SD-CONT
  • AMA-PT-SD-AZO
  • AMA-PT-SD-MAD
  • ABI-PT-SD-CONT
  • AMA-PT-SD-MAD
  • AMA-PT-SD-PCE
RegionSubregion
NEA Bay of Biscay and the Iberian Coast
NEA Bay of Biscay and the Iberian Coast
NEA Bay of Biscay and the Iberian Coast
NEA Bay of Biscay and the Iberian Coast; NEA Macaronesia
NEA Bay of Biscay and the Iberian Coast
NEA Bay of Biscay and the Iberian Coast;NEA Macaronesia
NEA Bay of Biscay and the Iberian Coast; NEA Macaronesia
NEA Bay of Biscay and the Iberian Coast
Measure code
PT-CONT-ME-D10-OceanWise
PT-CONT-ME-D10-PescaLudica
PT-CONT-ME-D10-Portos
PT-ME-D10-LiMar
PT-CONT-ME-D1-ForMar
PT-ME-D10-BDLixLit
PT-ME-EduMaR
AMA-PT-ME08-DV
Measure old code
ABI-PT-ME04-D10
ABI-PT-ME02-D10
ABI-PT-ME09-DV
AMA-PT-ME08-DV
Measure name
Desenvolver recomendações para reduzir o impacte de EPS e XPS como lixo marinho
Avaliar o impacte da pesca lúdica na produção de lixo marinho
Operacionalização de meios de receção de resíduos / lixo marinho em portos
LiMar – Determinar bioindicadores para o lixo marinho
Training of fishermen to prevent and manage the impact of fishing on the marine environment
BDLixLit – Desenvolver uma base de dados sobre lixo marinho no litoral
EduMaR – Educating and raising awareness of the marine environment
DQEMsat – Implementing the use of satellite imagery to acquire marine knowledge
Measure description
A medida visa desenvolver recomendações para redução da quantidade de EPS (poliestireno expandido) e XPS (poliestireno extrudido) no lixo marinho (esferovites e outros tipos de plásticos expandidos de poliestireno). Através da implementação do projeto “OceanWise – Redução racional de lixo marinho de poliestireno expandido no Atlântico”, já em curso, pretende-se desenvolver um conjunto de medidas de longo-prazo, tendo em conta todo o ciclo de vida dos produtos de EPS/XPS com vista à boa gestão transnacional de lixo marinho no espaço Atlântico nordeste. Suportado nos princípios da Economia Circular e recorrendo a metodologias participativas, pretende gerar novas e melhores práticas nos setores que utilizam, fabricam ou reciclam EPS e XPS. O projeto tem por base o Plano de Ação Regional para o Lixo Marinho da Convenção OSPAR, contribuindo para o desenvolvimento da ação n.º. 49 deste plano de ação, focada na "prevalência e impacto do EPS no meio marinho". Os objetivos do OceanWise alinham-se com o dossiê Economia Circular para a Europa. Tarefas: 1. Identificar os produtos de EPS/XPS mais propensos a atingir o meio marinho e a impactar os ecossistemas; 2. Propor e testar opções plausíveis (reduzir, reutilizar, reciclar, recuperar) para alcançar melhores resultados ambientais em diferentes setores; 3. Envolver comunidades de produtores e designers em reflexões sobre a sustentabilidade de aplicações específicas e explorar modelos mais circulares; 4. Desenvolver metodologias orientadas para uma economia circular, avaliar novas oportunidades, barreiras e opções para medidas e decisões políticas; 5. Integrar as recomendações na legislação nacional.
A medida visa compreender a extensão do problema do lixo proveniente da pesca lúdica, incluindo a pesca à linha, identificar e adotar as ações adequadas. Esta medida enquadra-se no Plano de Ação Regional da OSPAR para o Lixo Marinho (a ser aprovado em 2022), que tem como objetivos a prevenção e redução de lixo marinho. Até 2025, a OSPAR reduzirá em pelo menos 50% a prevalência dos itens de plástico de uso único mais comumente encontrados e de itens de plástico relacionados ao mar nas praias, a fim de contribuir para o alcance de valores-limite regionais e da UE relevantes, de acordo com os requisitos para os Estados-Membros da UE na Diretiva de Plásticos de Uso Único da UE (Diretiva 2019/904) e em pelo menos 75% até 2030. Simultaneamente, a OSPAR desenvolverá e implementará medidas para reduzir substancialmente o lixo marinho das artes de pesca e aquicultura, até 2025, conforme apropriado. Tarefas: 1. Avaliar o impacte da pesca lúdica na produção de lixo marinho; 2. Identificar boas práticas para o setor; 3. Desenhar campanhas de sensibilização; 4. Elaborar recomendações relativas a esta problemática para eventualmente integração na legislação nacional.
A presente medida, enquadrada no âmbito de aplicação do Decreto-Lei n.º 102/2020, de 09/12, visa o desenvolvimento de estudos-piloto em portos (comerciais, de pesca, marinas ou ancoradouros), para definição de metodologias de implementação e operacionalização eficientes, da rede de recolha de “Resíduos provenientes de navios”. Estes resíduos incluem os resíduos produzidos durante a exploração de um navio ou durante as operações de carga, descarga e limpeza, abrangidos pelo âmbito de aplicação dos anexos I, II, IV, V e VI da Convenção MARPOL, os resíduos pescados passivamente, as capturas acima da quota que se constituam como sobrepesca e capturas de tamanho inferior ao tamanho mínimo de referência de conservação aplicável. O DL 102/2020 determina a obrigatoriedade de recolha e gestão de resíduos pela autoridade portuária, ou entidade gestora do porto, de modo a facilitar a sua preparação para reutilização, reciclagem e outras formas de valorização, tal como previsto na legislação aplicável em matéria de resíduos, nomeadamente no Decreto-Lei n.º 178/2006, de 05/09. De modo a facilitar esta recolha seletiva e a respetiva valorização, os meios portuários de receção recolhem frações separadas de resíduos, de acordo com as categorias definidas na Convenção MARPOL e nas orientações emanadas pela Organização Marítima internacional (OMI). Uma correta e eficiente implementação desta obrigatoriedade reveste-se de particular importância no âmbito dos compromissos assumidos por Portugal na Convenção OSPAR e na DQEM, no que respeita às metas para redução do lixo marinho na sub-região. Simultaneamente, verifica-se que, nesta data, alguns dos portos abrangidos pela referida legislação permanecem por identificar e mapear, em particular pequenos ancoradouros cuja gestão está dispersa por diversas entidades a nível nacional. Face ao exposto, os estudos-piloto a desenvolver pretendem mapear os portos ainda não identificados, e identificar as respetivas entidades gestoras (Agência Portuguesa do Ambiente, Câmaras Municipais, Administrações Portuárias, etc.), de forma a cumprir a legislação relativa a meios portuários de receção de resíduos e definir o procedimento para a implementação de meios de receção de resíduos nesses locais, com base nas melhores técnicas disponíveis, nomeadamente: a) a instalação de unidades de densificação para recolha e gestão do poliestireno expandido descartável associado à atividade piscatória, ou outro sistema adequado de deposição e armazenamento de materiais em poliestireno, em número suficiente e local adequado, tendo como objetivo o encaminhamento dos resíduos para circuitos de valorização; b) a existência de meios de receção para resíduos pescados passivamente e resíduos resultantes de artes de pesca em fim de vida. Pretende-se ainda: – Definir o branding e design dos meios de receção; – Desenvolver ações de formação para as entidades envolvidas na operacionalização da medida.
A medida pretende selecionar os bioindicadores mais adequados para avaliar os critérios D10C3 e D10C4. Esta medida é essencial para uma vez que o bioindicador proposto pela OSPAR, a ave marinha Fulmar (Fulmarus glacialis), não ocorre em Portugal, e a tartaruga marinha (Caretta caretta) que é o bioindicador estabelecido para o Mediterrâneo ocorre com baixa frequência nas subdivisões Continente e Madeira, tendo sido adotado para monitorização do lixo marinho no biota apenas na subdivisão Açores. Nos Açores, no momento, está a ser avaliada a viabilidade de implementar o cagarro (Calonectris borealis) como bioindicador. Tarefas: 1. Identificar as espécies de aves marinhas nidificantes na costa portuguesa, espécies de mamíferos, peixes e bivalves mais adequadas para monitorizar o impacto do lixo na vida marinha; 2. Caraterizar e identificar o lixo marinho presente nos conteúdos estomacais das espécies selecionadas; 3. Definir metodologias de monitorização, de acordo com os bioindicadores escolhidos; 4. Elaborar o manual de procedimento para a utilização das espécies indicadoras do impacto do lixo marinho no biota.
Decree-Law No 166/2019 of 31 October 2009 established a new legal regime governing the professional activity of seafarers, in particular the rules relating to the training to which they are subject. This Decree-Law, in order to promote mobility, creates a common core in the deck area and therefore the opportunity to include in the basic training of all seafarers a module addressing the environmental issues covered by the Marine Strategy Framework Directive, in particular the problem of incidental capture of protected species, seabed integrity and marine litter. On the other hand, the monitoring of incidental catches of a number of sensitive species is an obligation under the Common Fisheries Policy (CFP), through Council Regulation (EU) 2019/1241 of 20 June 2019, which refers, in particular for cetaceans, to the monitoring of vessels with an overall length of 15 or more and which operate bottom set gillnets. This monitoring can be ensured through various mechanisms, including voluntary declaration by vessel masters through the Electronic Fishing Log (ESD). Established by Council Regulation (EC) No 1224/2009 of 20 November 2009, the ESD applies to vessels of 12 metres in length and over and is one of the data collection tools necessary for the management of the fisheries sector and for the verification of compliance with the rules of the CFP, and corresponds to reporting acts of fishing activities and operations. DGRM has developed a new DPE IT application which simplifies its completion by fishing vessel professionals and provides for the possibility of transmitting data on incidental catches of sensitive species. This measure is therefore intended to promote, through the training provided for the relevant categories (seamen, local master, coastal master and master of the high seas): 1) awareness of MSFD environmental issues among all fishing professionals (accidental capture of protected species, seabed integrity and marine litter); (2) the proper use by vessel masters of the tools available for monitoring and recording the incidental capture of protected species such as cetaceans, seabirds, turtles and elasmobranchs, in accordance with the MSFD monitoring programme published in 2022, which provides for the collection and analysis of data through the ESD; and (3) the adoption of good practices to prevent and mitigate the occurrence of incidental catches by those responsible for the government of fishing vessels (masters or masters). Tasks: 1. Include in the seafarer training curriculum a module to raise awareness of the environmental issues covered by the MSFD, including accidental capture of protected species and marine litter; 2. Include in training courses for seafarers, local master, coastal and high seas categories a module that includes the use of the electronic fishing logbook to report incidental catches of protected species, the adoption of good practices to prevent and mitigate (handling and discard) accidental catches of protected species and waste management; 3. Production and dissemination of teaching materials.
A medida visa a construção de uma base de dados para caracterização do lixo marinho no litoral. Pretende-se contribuir para o conhecimento sobre as quantidades, distribuição espacial, composição e, sempre que possível, origem (setores de atividade) do lixo marinho. A medida permitirá também agregar informação sobre as atividades de monitorização ou de amostragem existentes, procurando ajustar os resultados obtidos à matriz desenvolvida pela OSPAR para a monitorização de lixo marinho nas praias. A base de dados incluirá elementos sobre as operações de recolha de lixo marinho na zona costeira (ações regulares e campanhas pontuais), incluindo os custos reportados pelos responsáveis por estas ações. Tarefas: 1- Desenvolvimento do modelo da base de dados e desenvolvimento da base de dados; 2- Recolha de informação junto dos municípios e outros agentes envolvidos (envio de inquéritos e contatos diretos); 3- Tratamento dos dados e apresentação de resultados (contributo para mapa do lixo marinho no litoral).
The measure aims to raise the awareness of children and young people, as well as the rest of the educational community, of the knowledge and preservation of the oceans, contributing to the promotion of more informed, responsible and participatory citizens and more aware of the strategic importance of the sea for Portugal. This general objective will be implemented through national, regional and local initiatives, and in particular through the Blue School programme, an educational programme of the Ministry of Economy and Sea, whose mission is to promote Ocean Literacy in schools. This programme seeks to distinguish and guide Portuguese schools in promoting structured and transversal Ocean Literacy projects, creating an Ocean Literacy Community that integrates schools, the sea sector, municipalities, universities and other entities active in marine education, seeking to integrate the various marine education actions carried out in Portugal into a single integrated strategy that can involve all actors involved in promoting ocean literacy in Portugal. Efforts are being made to encourage schools to work on relevant issues in their communities and to strengthen the link between the sea sector and the educational community. Tasks: 1. Provision of interdisciplinary educational resources adapted to the different education cycles and framed in the curriculum guidelines; 2. Provide accredited training for teachers of all stages of education; 3. Integrate the various marine education actions carried out in Portugal into an integrated strategy that can involve all actors around the promotion of Ocean Literacy; 4. Create conditions for the Ocean to be included in the national curriculum.
The measure aims at implementing the use of satellite imagery to acquire marine knowledge. The main objective of its development is to produce maps showing the geographical distribution of the variables that can be identified with satellite images (e.g. temperature, colour, radar) needed to characterise the marine environment, in particular as regards the mapping of marine habitats and the identification of pressure areas and priority risk areas. This measure is intended to contribute to: 1. Mapping of marine habitats; 2. Improving the traceability of marine pollution: identification of areas at risk of oil spills; 3. Identification of pressures (fishing and navigation); 4. Selection of indicators to characterise ecosystem variation.
Update type
Measure new in 2021 PoM
Measure new in 2021 PoM
Measure new in 2021 PoM
Measure modified since 2015 PoM
Measure new in 2021 PoM
Measure same as in 2015 PoM
Measure modified since 2015 PoM
2015 measure that was not reported electronically
Measure category
Category 2.b
Category 2.b
Category 1.b (non-WFD)
Category 2.b
Category 1.b (WFD)
Category 2.b
Category 1.b (non-WFD)
Category 2.b
Policy conventions
Policy national
Decreto-Lei n.º 102/2020
Decreto-Lei n.º 102/2020, de 9 de dezembro.
Decreto-Lei 166/2019, de 31 de outubro
Resolução do Conselho de Ministros 68/2021
Responsible competent authority
Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos
Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos
DGRM - Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos
Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos; Direção Regional de Políticas Marítimas; Direção Regional do Mar
Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos
Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos; Direção Regional de Políticas Marítimas
Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos; Direção Regional de Políticas Marítimas; Direção-Geral Regional do Mar
Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos
Responsible organisation
Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos
Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos
DGRM - Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos
Instituto Português do Mar e da Atmosfera; Direção Regional de Políticas Marítimas; Direção Regional do Mar
Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos; Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar
Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos; Direção Regional de Políticas Marítimas
Direção-Geral de Política do Mar; Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental; Direção Regional do Mar
Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I.P.; Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos
Coordination level
  • Regional - OSPAR
  • Regional - OSPAR
  • National
  • National
  • National
  • National
  • National
  • Subregional
Regional cooperation countries
  • France
  • Ireland
  • Spain
  • United Kingdom
CEA
Not needed
Not needed
Not needed
Not needed
Not needed
Not needed
Not needed
Not needed
CEA reference
Aquisição de conhecimento
Aquisição de conhecimento
Category 1.b (non-WFD)
Aquisição de conhecimento
Category 1.b (WFD)
Aquisição de conhecimento
Category 1.b (non-WFD)
Aquisição de conhecimento
CBA
Not needed
Not needed
Not needed
Not needed
Not needed
Not needed
Not needed
Not needed
CBA reference
Aquisição de conhecimento
Aquisição de conhecimento
Category 1.b (non-WFD)
Aquisição de conhecimento
Category 1.b (WFD)
Aquisição de conhecimento
Category 1.b (non-WFD)
Aquisição de conhecimento
Financing
  • Interreg Espaço Atlântico (assegurado)
  • INTERREG Atlântico
  • FEAMPA
  • FEAMPA
  • FEDER
  • LIFE+
  • FEAMPA
  • FEAMPA (não assegurado)
  • FEDER
  • LIFE+
  • Orçamento Regional
  • Orçamento do Estado
  • Outro
  • INTERREG Atlantic Area
Spatial scope
  • Terrestrial part of MS
  • Terrestrial part of MS
  • Terrestrial part of MS
  • EEZ (or similar)
  • Terrestrial part of MS
  • Territorial waters
  • Terrestrial part of MS
  • Terrestrial part of MS
  • Terrestrial part of MS
  • Continental shelf (beyond EEZ)
  • EEZ (or similar)
Measure purpose
Improve knowledge base (e.g. by research or one-off surveys);Indirectly prevent further inputs of a pressure (e.g. by governance mechanisms, financial incentives, awareness campaigns)
Improve knowledge base (e.g. by research or one-off surveys);Indirectly prevent further inputs of a pressure (e.g. by governance mechanisms, financial incentives, awareness campaigns)
Directly reduce existing levels of the pressure in the marine environment (e.g. removal of litter or oil spill clean-up); Improve knowledge base (e.g. by research or one-off surveys)
Improve knowledge base (e.g. by research or one-off surveys)
Indirectly prevent further inputs of a pressure (e.g. by governance mechanisms, financial incentives, awareness campaigns)
Improve knowledge base (e.g. by research or one-off surveys)
Indirectly prevent further inputs of a pressure (e.g. by governance mechanisms, financial incentives, awareness campaigns)
Improve knowledge base (e.g. by research or one-off surveys)
Pressures
  • Litter in the environment
  • Litter in the environment
  • Litter in the environment
  • Litter and micro-litter in species
  • Disturbance of species (e.g. where they breed, rest and feed) due to human presence
  • Extraction of, or mortality/injury to, wild species (by commercial and recreational fishing and other activities)
  • Litter in the environment
  • Physical disturbance to seabed
  • PresEnvBycatch
  • Litter in the environment
Relevant KTMs
  • Measures to reduce marine litter
  • Measures to reduce marine litter
  • Measures to reduce marine litter
  • Measures to restore and conserve marine ecosystems
  • Measures to reduce biological disturbances in the marine environment from the extraction of species including incidental non-target catches
  • Measures to reduce the introduction and spread of non-indigenous species in the marine environment and for their control
  • Measures to restore and conserve marine ecosystems
  • Measures to reduce marine litter
  • Measures to restore and conserve marine ecosystems
  • Measures to restore and conserve marine ecosystems
Relevant targets
  • ABIPT-T2-D10Cont
  • ABIPT-T3-D10Cont
  • ABIPT-T3-D10Cont
  • ABIPT-T1-D10Cont
  • AMAPT-T009-D10MAD
  • D10-AZO-M1
  • ABIPT-T1-D1Cont
  • ABIPT-T1-D1Cont_Phocoenaphocoena
  • ABIPT-T3-D10Cont
  • ABIPT-T4-D1Cont
  • ABIPT-T3-D10Cont
  • D10-AZO-M3
  • No specific target adressed
  • No specific target adressed
Related indicator
  • No indicator
GEScomponent
  • D10
  • D10
  • D10
  • D10C3 Litter ingested (10.1, 10.2.1)
  • D10C4 Adverse effects of litter (10.2)
  • D10C1 Litter (excluding micro-litter) (10.1, 10.1.1, 10.1.2)
  • D1C1 Mortality rate from incidental by-catch
  • D3
  • D6C2 Physical disturbance to the seabed (6.1)
  • D10C1 Litter (excluding micro-litter) (10.1, 10.1.1, 10.1.2)
  • D1-B
  • D1-C
  • D1-F
  • D1-M
  • D1-P
  • D1-R
  • D10
  • D11
  • D2
  • D3
  • D4
  • D5
  • D6
  • D7
  • D8
  • D9
  • D10
  • D11
  • D5
  • D7
  • D8
Feature
  • Litter and micro-litter in species
  • Litter in the environment
  • Micro-litter in the environment
  • Litter and micro-litter in species
  • Litter in the environment
  • Micro-litter in the environment
  • Litter and micro-litter in species
  • Litter in the environment
  • Micro-litter in the environment
  • Litter and micro-litter in species
  • Benthic broad habitats
  • Commercially exploited fish and shellfish
  • Litter in the environment
  • Other benthic habitats
  • PresEnvBycatch
  • Litter in the environment
  • Research, survey and educational activities
  • Acute pollution events
  • CharaPhyHydro
  • Continuous low frequency sound
  • Eutrophication
Element
Temporal scope
2018-2025
2023-2026
2023-2027
2015-2027
2023-9999
2014-9999
2015-2030
2015-2022
Implementation status
Implementation started
Implementation not started
Implementation not started
Implementation started
Implementation not started
Implementation started
Measure ongoing
Measure implemented
Implementation delay
0
9
3
0
2
Implementation reason
No obstacles to implementation
Financing
Financing
No obstacles to implementation
Technical implementation
Progress description
Continente: A tarefa 2 da medida, recolha de informação junto dos municípios e outros agentes envolvidos (envio de inquéritos e contatos diretos), foi iniciada em 2014
Continente:Para implementação desta medida contribuiram os projetos: ""A ponte entre a escola e a ciência azul"" (2013-2016); e ""Kit do Mar"" (2008-2017). As tarefas 1, 3 e 4 da Ficha de Medidas encontram-se terminadas. As tarefas 2 e 5 encontram-se em execução. Madeira: Ações permanentes no âmbito das competências de variados departamentos governamentais da RAM. Açores: Implementada através de iniciativas, no âmbito de vários projetos: - Programa de “Divulgação e Sensibilização sobre o Ambiente Marinho” (PEAMA) - conceção, construção e colocação de placas informativas em Áreas Marinhas Protegidas (AMP), nomeadamente nas ilhas de Sta. Maria, Ilhéu de Vila Franca do Campo e Canal Faial-Pico, Graciosa. Em áreas marinhas protegidas da Rede Natura 2000 e outras áreas classificadas, a definir com a administração no início de cada ano de vigência do programa; Construção e colocação de placas informativas, em locais definidos, sobre códigos de conduta e normas em vigor para o exercício das atividades marítimo turísticas;divulgação,sensibilização e educação científica e ambiental marinha no âmbito de projetos de investigação e de monitorização em que a DRAM esteja envolvida; - Programa de “Monitorização de Lixo Marinho em Praias OSPAR e Campanha de Sensibilização Junto das Frotas de Pesca” (PEAMA) - campanha educacional e de sensibilização sobre o lixo marinho. - Projeto INTERREG MAC LuMinAves MAC/4.6d/157 – a DRAM organizou, em 2018, o workshop “Recuperação de Aves Selvagens” em parceria com os Centros de Reabilitação de Aves Selvagens (CERAS) dos Açores e o Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS).- Projeto INTERREG MAC OCEANLIT MAC2/4.6d/302 – a decorrer, serão promovidas campanhas de sensibilização e de educação ambiental sobre a problemática do lixo marinho e difusão de boas práticas nos diferentes setores.A DRAM coordena ainda duas campanhas de sensibilização e conservação ambiental, nomeadamente, a campanha SOS Cagarro e a campanha Açores Entre-Mares, sendo que esta última consiste na dinamização de diversas atividades que têm como base a promoção do conhecimento e da utilização sustentável do Mar dos Açores. O Porjeto LIFE-IP Azores Natura tem uma componente importante de educação ambiental para o meio marinho com duração até 2027.
Medida desenvolvida no âmbito do Projecto iFADO. Neste Projeto foram criadas as plataformas (cf. http://ifado.maretec.org/ e https://ifado.eofrom.space/) que permitem obter, respetivamente, a distribuição geográfica das correntes oceânicas e variáveis químicas relevantes derivadas do modelo numérico MOHID, e indicadores estimados a partir da cor do oceano (concentração de clorofila, turbidez) observada com o satélites Sentinel 2 e 3.
Reason description
Projeto LIFE Seabill em curso; estudos para a avaliação da viabilidade do cagarro como bioindicador começaram em 2016 no âmbito do projeto LIXAZ e no caso das tartarugas marinhas com o projeto INDICIT; trabalho iniciados através do projeto IMPLAMAC