Member State report / Art13 / 2022 / D6 / Portugal / NE Atlantic: Macaronesia

Report type Member State report to Commission
MSFD Article Art. 13 Programme of measures (and Art. 17 updates)
Report due 2022-10-15
GES Descriptor D6 Sea-floor integrity/D1 Benthic habitats
Member State Portugal
Region/subregion NE Atlantic: Macaronesia
Reported by Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (Sede) - Av. Brasília 1449-030 LISBOA - PORTUGAL
Report date 2023-01-06
Report access 363

Marine reporting units
  • ABI-PT-SD-CONT
  • AMA-PT-SD-MAD
  • ABI-PT-SD-CONT
  • AMA-PT-SD-AZO
  • AMA-PT-SD-MAD
  • AMA-PT-SD-AZO
  • AMA-PT-SD-AZO
  • AMA-PT-SD-AZO
  • AMA-PT-SD-AZO
  • AMA-PT-SD-AZO
  • AMA-PT-SD-MAD
  • AMA-PT-SD-MAD
RegionSubregion
NEA Bay of Biscay and the Iberian Coast; NEA Macaronesia
NEA Bay of Biscay and the Iberian Coast; NEA Macaronesia
NEA Macaronesia
NEA Macaronesia
NEA Macaronesia
NEA Macaronesia
NEA Macaronesia
NEA Macaronesia
NEA Macaronesia
Measure code
ABI-PT-ME10-DV
PT-ME-EduMaR
AMA-PT-MEA01-D1
AMA-PT-MEA07-D6
AMA-PT-MEA08-D6
AMA-PT-MEA12-DV
PT-AZO-ME-D6
PT-MAD-ME-Fundos
PT-MAD-ME-Habitats
Measure old code
ABI-PT-ME10-DV
ABI-PT-ME09-DV
AMA-PT-MEA01-D1
AMA-PT-MEA07-D6
AMA-PT-MEA08-D6
AMA-PT-MEA12-DV
AMA-PT-MEA06-D6
AMA-PT-MEMAD02-D6 AMA-PT-MECMAD06-D6
AMA-PT-MECMAD05-D1 AMA-PT-MEMAD01-D1
Measure name
MONINTEGRID PLUS – Caraterizar a macrofauna bentónica e a integridade dos fundos marinhos
EduMaR – Educating and raising awareness of the marine environment
Estudo da condição das populações de peixes, algas e invertebrados marinhos costeiros e avaliação da condição ambiental dos habitats prioritários
Implementar e operacionalizar o SIG do Mar dos Açores
Estudar os impactes da utilização das artes de pesca nos fundos marinhos
Elaboração dos planos de gestão das áreas marinhas protegidas dos Parques Naturais de Ilha
Mapeamento de habitats e biótopos marinhos costeiros (OSPAR e Diretiva Habitats) em áreas marinhas protegidas
Caracterização dos fundos marinhos da RAM
Estudar, identificar, caraterizar e georreferenciar os habitats e biocenoses marinhas
Measure description
O Relatório Inicial para a subdivisão do continente aponta um conjunto de pressões antropogénicas sobre os fundos marinhos em extensas zonas da plataforma continental geológica e talude superior. A escassez de informação relativamente aos impactos físicos e biológicos das pressões sobre os fundos conduziu a um nível de confiança globalmente baixo na avaliação inicial do bom estado ambiental ou impossibilitou a sua avaliação em grande parte da área geográfica sob pressão. Nesta medida propõe-se determinar o estado ambiental de fundos marinhos do Continente e da Madeira sujeitos a pressões da pesca de arrasto com portas e de redes de tresmalho, assim como ao impacto da deposição de dragados e extração de inertes em áreas piloto. No caso particular da subdivisão da Madeira importa avaliar o impacte da extração e dos sedimentos de origem telúrica na integridade das biocenoses marinhas. O conjunto de atividades previstas efetuar-se-á com recurso a campanhas a bordo de navios de investigação do IPMA. Serão efetuadas amostragens de morfologia, de sedimentos, de fauna e flora bentónicas com recurso a draga, box-corer, mergulho, ROV e meios acústicos. Tarefas: 1- Definição de métricas adequadas para os indicadores selecionados; 2- Recolha de dados em campanhas de mar (amostragem de sedimentos e macrofauna bentónica; amostragem não intrusiva da morfologia dos fundos e da megafauna por rastreio acústico e ROV). Obtenção de dados VMS sobre a frota de pesca; 3- Realização e análise de levantamentos hidrográficos, perfis de reflexão sísmica e de sonar de varrimento lateral; 4- Definição e caraterização de manchas de empréstimo e avaliação de eventuais danos físicos. Definição de volumes potencialmente disponíveis; 5- Processamento de dados e avaliação do estado ambiental para os indicadores envolvidos (caraterização das comunidades bentónicas; determinação da sensibilidade/tolerância das espécies aos impactos das atividades humanas consideradas; determinação da distribuição espacial de intensidade de pesca; determinação da extensão do substrato afetado pelas atividades humanas consideradas).
The measure aims to raise the awareness of children and young people, as well as the rest of the educational community, of the knowledge and preservation of the oceans, contributing to the promotion of more informed, responsible and participatory citizens and more aware of the strategic importance of the sea for Portugal. This general objective will be implemented through national, regional and local initiatives, and in particular through the Blue School programme, an educational programme of the Ministry of Economy and Sea, whose mission is to promote Ocean Literacy in schools. This programme seeks to distinguish and guide Portuguese schools in promoting structured and transversal Ocean Literacy projects, creating an Ocean Literacy Community that integrates schools, the sea sector, municipalities, universities and other entities active in marine education, seeking to integrate the various marine education actions carried out in Portugal into a single integrated strategy that can involve all actors involved in promoting ocean literacy in Portugal. Efforts are being made to encourage schools to work on relevant issues in their communities and to strengthen the link between the sea sector and the educational community. Tasks: 1. Provision of interdisciplinary educational resources adapted to the different education cycles and framed in the curriculum guidelines; 2. Provide accredited training for teachers of all stages of education; 3. Integrate the various marine education actions carried out in Portugal into an integrated strategy that can involve all actors around the promotion of Ocean Literacy; 4. Create conditions for the Ocean to be included in the national curriculum.
Esta medida basear-se-á na metodologia que tem vindo a ser seguida no arquipélago e que tem em vista avaliar o estado ambiental de habitats costeiros, através da monitorização das populações de peixes e invertebrados costeiros. Assim, dar-se-á enfase a uma abordagem baseada no exercício de contagens visuais (censos visuais), recorrendo a técnicas de mergulho científico e o esforço será concentrado em áreas marinhas protegidas. Paralelamente, recorrer-se-á a técnicas de modelação espacial para inferir padrões geográficos de indicadores ecológicos. Esta medida contemplará igualmente o estudo da biologia de espécies para as quais o seu conhecimento é considerado insuficiente. Tarefas: 1 - Definição de métricas adequadas para os indicadores selecionados (AMP e não AMP); 2 - Escolha de locais de estudo de acordo com critérios a definir; 3 - Recolha de campo de informação, tendo em consideração que a abordagem seguida será compatível com a metodologia que vem sendo seguida em anos transatos; 4 - Análise de modelos preditivos, com o objetivo de extrapolar a informação para o arquipélago.
Este projeto consistirá na elaboração de um sistema de informação geográfica (SIG) onde constará informação resultante dos programas de monitorização a realizar no âmbito da implementação da DQEM, bem como da implementação de outras diretivas comunitárias, como seja o caso da Diretiva-Quadro da Água ou das diretivas Aves e Habitats). O SIG encontra-se em elaboração no âmbito do projeto 2020, o qual decorre em colaboração entre a Universidade dos Açores (Departamento de Oceanografia e Pescas) e a Administração Regional (Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional dos Assuntos do Mar) e da Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente. Este sistema terá como objetivo dar resposta não apenas aos resultados obtidos no âmbito do Descritor 6, mas também para as restantes medidas definidas para dar resposta no âmbito de outros descritores. Tarefas: 1 - Reunião de informação dispersa sobre o espaço marítimo e seus usos; 2 - Organização do sistema de organização e armazenamento de informação; 3 - Organização dos metadados; 4 - Elaboração da plataforma; 5 - Definição do sistema de atualização de informação; 6 - Disponibilização do sistema online.
Dar continuidade aos estudos que têm em vista avaliar o impacte das artes de pesca nos fundos marinhos.
Para além das áreas terrestres, os Parques Naturais de Ilha englobam 34 áreas marinhas protegidas, situadas no mar territorial adjacente a cada uma das ilhas do arquipélago, já classificadas por diplomas regionais, bem como por instrumentos jurídicos internacionais. Esta medida consiste em elaborar os respetivos planos de gestão compatibilizados para essas áreas marinhas protegidas. Tarefas: 1 - Compatibilização de regras entre todas as AMPs; 2 - Consulta aos Stakeholders; 3 - Elaboração de proposta.
Caracterização dos Habitats Costeiros e de profundidade, com vista ao seu mapeamento até ao limite exterior da subárea dos Açores da Zona Económica Exclusiva. Tarefas: 1. Missões de caracterização de habitats Costeiros (MoniCo) e de Profundidade; 2. Catálogo de mapas de caracterização do fundo costeiro e oceânico da RAA; 3. Produção de relatório com informação sobre as espécies, habitats de profundidade e unidades geomorfológicas identificados até ao limite exterior da subárea dos Açores da ZEE portuguesa, apresentando recomendações para a proteção destes ecossistemas e obtenção ou manutenção do seu BEA.
Esta é uma medida de aquisição de conhecimento da geomorfologia dos fundos marinhos da RAM, bem como dos depósitos sedimentares das ilhas da Madeira e Porto Santo. Pretende-se realizar uma avaliação inicial das biocenoses marinhas, criando com isso uma base de referência, que permitirá o acompanhamento da evolução e estabelecer a causa-efeito entre as pressões com impacte negativo, causadas pela atividade humana e as alterações no estado do meio ambiente marinho. Estes estudos serão complementados com informações de agitação marítima e de correntes. As zonas alvo de estudo deverão ser desde a superfície (+10-20m) até aos -40m de profundidade. Em suma, esta medida tem como principais objetivos caracterizar os principais regimes hidrodinâmicos que se desenvolvem na plataforma insular do Porto Santo e da costa sul da Ilha da Madeira; caracterizar os principais sistemas dinâmicos de transporte sedimentar submersos e a sua relação com os sistemas terrestres; desenvolver sistemas de previsão, calibrados com medidas, que possam ajudar nos processos de gestão. Tarefas: 1. Uso de métodos geofísicos indiretos (sonar de varrimento lateral, sondador multifeixe e sísmica de reflexão); 2. Análise laboratorial, processamento de dados e produção de relatórios; 3. Análise e síntese das principais conclusões provenientes dos estudos (históricos) geomorfológicos existentes; 4. Implementação e uma rede de monitorização hidrodinâmica (submersa) localizada; 5. Implementação de sistemas de monitorização de transporte sedimentar terrestre; 6. Campanhas para a atualização da informação sobre a (evolução) topografia de fundo e granulometria das areias; 7. Desenvolvimento de sistemas de previsão hidrodinâmica e de transporte de sedimentos.
Desenvolver programa de monitorização que possam avaliar o bom estado ambiental dos fundos marinhos do arquipélago da Madeira, e caraterizar as biocenoses litorais, circa-litorais e batiais (0-1000m de profundidade) e as espécies associadas, existentes nas várias ilhas que compõem o arquipélago. Além disso permitirá criar indicadores para obter informação sobre os impactes das atividades humanas. É necessário obter uma avaliação inicial da situação atual das biocenoses, criando com isso uma base de referência, que irá permitir o conhecimento suficiente para poder comparar com trabalhos de monitorização futuros e estabelecer parâmetros que possibilitem obter informações sobre o estado de evolução das biocenoses marinhas do litoral, circa-litoral e batial do arquipélago da Madeira. Tarefas: 1. Campanhas de colheita de amostras; 2. Tratamento de dados e cartografia.
Update type
2015 measure that was not reported electronically
Measure modified since 2015 PoM
2015 measure that was not reported electronically
2015 measure that was not reported electronically
2015 measure that was not reported electronically
2015 measure that was not reported electronically
Measure modified since 2015 PoM
Measure modified since 2015 PoM
Measure modified since 2015 PoM
Measure category
Category 2.b
Category 1.b (non-WFD)
Category 2.b
Category 2.a
Category 2.a
Category 1.a
Category 2.b
Category 2.b
Category 2.b
Policy conventions
Policy national
Resolução do Conselho de Ministros 68/2021
Decreto Regional 15/2012-A
Responsible competent authority
Direção-Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos
Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos; Direção Regional de Políticas Marítimas; Direção-Geral Regional do Mar
Direção Regional de Políticas Marítimas
Direção Regional de Políticas Marítimas
Direção Regional de Políticas Marítimas
Direção Regional dos Assuntos do Mar
Direção Regional de Políticas Marítimas
Secretaria Regional de Mar e Pescas/Direção Regional do Mar (SRMar/DRM)
Secretaria Regional de Mar e Pescas/Direção Regional do Mar (SRMar/DRM)
Responsible organisation
Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I.P. Direção Regional do Mar, da Secretaria Regional de Mar e Pescas da Madeira
Direção-Geral de Política do Mar; Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental; Direção Regional do Mar
Direção Regional de Políticas Marítimas
Direção Regional de Políticas Marítimas
Direção Regional de Políticas Marítimas
Direção Regional dos Assuntos do Mar; Direção Regional do Ambiente
Direção Regional de Políticas Marítimas
Direção Regional do Mar; Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação (ARDITI/MARE)
Direção Regional do Mar; Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação (ARDITI/MARE)
Coordination level
  • National
  • National
  • Sub-national
  • Sub-national
  • Sub-national
  • Sub-national
  • Sub-national
  • Sub-national
  • Sub-national
Regional cooperation countries
CEA
Not needed
Not needed
Not needed
Not needed
Not needed
Not needed
Not needed
Not needed
Not needed
CEA reference
Aquisição de conhecimento
Category 1.b (non-WFD)
Aquisição de conhecimento
Aquisição de conhecimento
Aquisição de conhecimento
Category 1.a
Aquisição de conhecimento
Aquisição de conhecimento
Aquisição de conhecimento
CBA
Not needed
Not needed
Not needed
Not needed
Not needed
Not needed
Not needed
Not needed
Not needed
CBA reference
Aquisição de conhecimento
Category 1.b (non-WFD)
Aquisição de conhecimento
Aquisição de conhecimento
Aquisição de conhecimento
Category 1.a
Aquisição de conhecimento
Aquisição de conhecimento
Aquisição de conhecimento
Financing
  • No financing
  • Orçamento Regional
  • Orçamento do Estado
  • Outro
  • Fontes de financiamento várias
  • INTERREG
  • FEAMPA
  • FEDER
  • Orçamento Regional
  • FEAMPA
  • React EU
  • FEAMPA
  • FEDER
  • FEAMPA
  • FEDER
Spatial scope
  • EEZ (or similar)
  • Territorial waters
  • Terrestrial part of MS
  • Coastal waters (WFD)
  • Coastal waters (WFD)
  • EEZ (or similar)
  • Territorial waters
  • EEZ (or similar)
  • Territorial waters
  • Territorial waters
  • EEZ (or similar)
  • Territorial waters
  • Coastal waters (WFD)
  • Territorial waters
  • Coastal waters (WFD)
  • Territorial waters
Measure purpose
Indirectly prevent further inputs of a pressure (e.g. by governance mechanisms, financial incentives, awareness campaigns)
Improve knowledge base (e.g. by research or one-off surveys)
Improve knowledge base (e.g. by research or one-off surveys)
Improve knowledge base (e.g. by research or one-off surveys)
Directly prevent further inputs of a pressure (e.g. by managing the source activity);Directly restores a species or habitat(s)
Improve knowledge base (e.g. by research or one-off surveys)
Assess effectiveness of the measures (through assessing changes in state/impact/pressure in the marine environment); Establish monitoring programmes (of relevant activities, pressures or impacts); Improve knowledge base (e.g. by research or one-off surveys)
Establish monitoring programmes (of relevant activities, pressures or impacts); Improve knowledge base (e.g. by research or one-off surveys)
Pressures
  • Physical disturbance to seabed
Relevant KTMs
  • MSFD27
  • Measures to reduce physical loss of seabed habitats in the marine environment (beyond WFD coastal waters)
  • Measures to restore and conserve marine ecosystems
  • Measures to restore and conserve marine ecosystems
  • Measures to restore and conserve marine ecosystems
  • Measures to restore and conserve marine ecosystems
  • Measures to address the introduction of microbial pathogens
  • Measures to reduce other types of biological disturbance
  • Measures to restore and conserve marine ecosystems
  • Adaptation to climate change
  • Measures to reduce other types of biological disturbance
  • Research
  • Measures to reduce other types of biological disturbance
  • Research
Relevant targets
  • No specific target adressed
  • No specific target adressed
  • No specific target adressed
  • D6-AZO-M4 (former Azo.10)
  • D6-AZO-M3 (former Azo.11)
  • No specific target adressed
  • D6-AZO-M1 (former Azo.8 and Azo.9)
  • D6-AZO-M3 (former Azo.11)
  • D6-AZO-M4 (former Azo.10)
  • D6-AZO-M5
  • AMAPT-T001-D1MAD
  • AMAPT-T003-D6MAD
  • AMAPT-T001-D1MAD
  • AMAPT-T007-D1MAD
  • AMAPT-T007-D6MAD
  • AMAPT-T015-D2MAD
Related indicator
  • No indicator
  • No indicator
  • No indicator
  • No indicator
  • No indicator
  • No indicator
  • No indicator
GEScomponent
  • D6
  • D1-B
  • D1-C
  • D1-F
  • D1-M
  • D1-P
  • D1-R
  • D10
  • D11
  • D2
  • D3
  • D4
  • D5
  • D6
  • D7
  • D8
  • D9
  • D6C1 Physical loss of the seabed (6.1)
  • D6C2 Physical disturbance to the seabed (6.1)
  • D6C3 Adverse effects from physical disturbance (6.1.2)
  • D6C4 Benthic habitat extent (1.4, 1.4.1, 1.4.2, 1.5, 1.5.1, 6.1.1)
  • D6C5 Benthic habitat condition (1.6, 1.6.1, 1.6.2, 1.6.3, 6.2, 6.2.1, 6.2.2, 6.2.3, 6.2.4)
  • D6
  • D6
  • D10
  • D2
  • D3
  • D4
  • D5
  • D6
  • D7
  • D8
  • D9
  • D6C1 Physical loss of the seabed (6.1)
  • D6C2 Physical disturbance to the seabed (6.1)
  • D6C3 Adverse effects from physical disturbance (6.1.2)
  • D6C4 Benthic habitat extent (1.4, 1.4.1, 1.4.2, 1.5, 1.5.1, 6.1.1)
  • D6C5 Benthic habitat condition (1.6, 1.6.1, 1.6.2, 1.6.3, 6.2, 6.2.1, 6.2.2, 6.2.3, 6.2.4)
  • D6
  • D7
  • D2
  • D6
Feature
  • Research, survey and educational activities
  • Research, survey and educational activities
  • Coastal ecosystem
  • Research, survey and educational activities
  • Research, survey and educational activities
  • Physical disturbance to seabed
  • Benthic broad habitats
  • Coastal fish
  • Other benthic habitats
  • Pelagic-feeding birds
  • Surface-feeding birds
  • Turtles
  • Benthic broad habitats
  • Other benthic habitats
  • Physical disturbance to seabed
  • Physical loss of the seabed
  • Benthic broad habitats
  • Hydrographical changes
  • Other benthic habitats
  • Benthic broad habitats
  • Other benthic habitats
  • Pelagic broad habitats
Element
Temporal scope
2015-2030
2015-2019
2015-2021
2016-2018
2018
2015-2023
2014-2024
2014-2024
Implementation status
Measure withdrawn
Measure ongoing
Measure implemented
Measure implemented
Measure implemented
Measure implemented
Implementation started
Implementation started
Implementation started
Implementation delay
0
2
4
0
8
2
Implementation reason
Financing
No obstacles to implementation
Financing
Mechanism for implementation - national
No obstacles to implementation
Financing
Financing
Progress description
Continente:Para implementação desta medida contribuiram os projetos: ""A ponte entre a escola e a ciência azul"" (2013-2016); e ""Kit do Mar"" (2008-2017). As tarefas 1, 3 e 4 da Ficha de Medidas encontram-se terminadas. As tarefas 2 e 5 encontram-se em execução. Madeira: Ações permanentes no âmbito das competências de variados departamentos governamentais da RAM. Açores: Implementada através de iniciativas, no âmbito de vários projetos: - Programa de “Divulgação e Sensibilização sobre o Ambiente Marinho” (PEAMA) - conceção, construção e colocação de placas informativas em Áreas Marinhas Protegidas (AMP), nomeadamente nas ilhas de Sta. Maria, Ilhéu de Vila Franca do Campo e Canal Faial-Pico, Graciosa. Em áreas marinhas protegidas da Rede Natura 2000 e outras áreas classificadas, a definir com a administração no início de cada ano de vigência do programa; Construção e colocação de placas informativas, em locais definidos, sobre códigos de conduta e normas em vigor para o exercício das atividades marítimo turísticas;divulgação,sensibilização e educação científica e ambiental marinha no âmbito de projetos de investigação e de monitorização em que a DRAM esteja envolvida; - Programa de “Monitorização de Lixo Marinho em Praias OSPAR e Campanha de Sensibilização Junto das Frotas de Pesca” (PEAMA) - campanha educacional e de sensibilização sobre o lixo marinho. - Projeto INTERREG MAC LuMinAves MAC/4.6d/157 – a DRAM organizou, em 2018, o workshop “Recuperação de Aves Selvagens” em parceria com os Centros de Reabilitação de Aves Selvagens (CERAS) dos Açores e o Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS).- Projeto INTERREG MAC OCEANLIT MAC2/4.6d/302 – a decorrer, serão promovidas campanhas de sensibilização e de educação ambiental sobre a problemática do lixo marinho e difusão de boas práticas nos diferentes setores.A DRAM coordena ainda duas campanhas de sensibilização e conservação ambiental, nomeadamente, a campanha SOS Cagarro e a campanha Açores Entre-Mares, sendo que esta última consiste na dinamização de diversas atividades que têm como base a promoção do conhecimento e da utilização sustentável do Mar dos Açores. O Porjeto LIFE-IP Azores Natura tem uma componente importante de educação ambiental para o meio marinho com duração até 2027.
Esta medida pressupõe um trabalho contínuo, o qual advém de várias iniciativas promovidas pela DRAM para a obtenção dos dados. Assim, conta-se entre essas iniciativas, os projetos PEAMA (Programa Estratégico para o Ambiente Marinho dos Açores, financiado pelo PO-Açores 2020) e atualmente o Programa MONICO, dedicado à quantificação das populações de peixes e invertebrados costeiros, o qual é operacionalizado pela Direção Regional das Pescas, sendo acompanhado pela DRAM. Conta-se ainda o projeto MONIZEC-ARP, o qual avaliou os efeitos das medidas de gestão em áreas de gestão à pesca nas populações de peixes, algas e invertebrados marinhos costeiros e avaliação da condição ambiental dos habitats prioritários nessas áreas. No presente, a DRAM operacionaliza o projeto LIFE-IP Azores Natura, o qual inclui a continuação das tarefas relacionadas com esta medida.
Esta medida está implementada e o geoportal pode ser encontrado no seguinte website: https://oema.dram.azores.gov.pt/
Esta medida tem sido cumprida directamente através do trabalho de equipas de investigação independente. Contam-se aqui as seguintes referências: Hall-Spencer, Jason, Valerie Allain, e Jan Helge Fosså. 2002. «Trawling damage to Northeast Atlantic ancient coral reefs». Proceedings of the Royal Society B: Biological Sciences 269 (1490): 507–11. https://doi.org/10.1098/rspb.2001.1910 Pereira, R.S.M. 2013. «Caracterização das megaesponjas do batial superior dos Açores.» Pham, Christopher K., Hugo Diogo, Gui Menezes, Filipe Porteiro, Andreia Braga-Henriques, Frederic Vandeperre, e Telmo Morato. 2014. «Deep-water longline fishing has reduced impact on Vulnerable Marine Ecosystems». Scientific Reports 4 (4837): 1–6. https://doi.org/10.1038/srep04837. Pham, Christopher K., Frederic Vandeperre, Gui Menezes, Filipe Porteiro, Eduardo Isidro, e Telmo Morato. 2015. «The importance of deep-sea vulnerable marine ecosystems for demersal fish in the Azores». Deep-Sea Research Part I: Oceanographic Research Papers 96: 80–88. https://doi.org/10.1016/j.dsr.2014.11.004. Sampaio, I., A. Braga-Henriques, C. Pham, O. Ocaña, V. De Matos, T. Morato, e F. M. Porteiro. 2012. «Cold-water corals landed by bottom longline fisheries in the Azores (north-eastern Atlantic)». Journal of the Marine Biological Association of the United Kingdom 92 (7): 1547–55. https://doi.org/10.1017/S0025315412000045.
Este processo encontra-se iniciado mas sofreu algum atraso decorrente de paralelamente ter tido início um processo de revisão da rede de áreas marinhas protegidas dos Açores. Assim, espera-se que o mesmo termine em 2021 e que os planos de gestão possam abranger também as novas AMPs.
Medida estabelecida para o cumprimento das Metas Ambientais DQEM consiste em estudos para obter informação adicional relativamente ao meio marinho, as quais tem impacte indireto e a longo prazo no bom estado ambiental do meio marinho.
Medida estabelecida para o cumprimento das Metas Ambientais DQEM consiste em estudos para obter informação adicional relativamente ao meio marinho, as quais tem impacte indireto e a longo prazo no bom estado ambiental do meio marinho.
Reason description
Continente: a concretizar no âmbito das monitorizações definidas para o Continente no Programa de Monitorização do 2.º ciclo DQEM. Madeira: ver MECMAD05-D1 e MEMAD02-D6